Relatório inicial de fisica
2 – Autores:
3 - Resumo:
Lei de Resfriamento de Newton pode ser definida de forma simples: O calor específico é a quantidade de calor que deve ser transferida a 1g de uma substância para que a sua temperatura seja elevada em 1Cº. Neste trabalho utilizamos o experimento projetado para medir o calor específico de um líquido, por meio da lei de resfriamento de Newton, para mostrar quais os principais mecanismos de troca de calor entre o sistema e o ambiente. Assim, analisamos a curva de resfriamento da água aquecida em relação à temperatura ambiente.
4 - Introdução
Quando um corpo “mais quente” é colocado em contato com a temperatura ambiente, ocorre um fluxo de calor do primeiro para o segundo, até que um estado estacionário é atingido, chamado equilíbrio térmico.
O equilíbrio de temperatura entre o corpo mais aquecido e o corpo menos aquecido, num processo de equilíbrio das duas temperaturas levando-se em consideração suas massas, sendo que este fluxo de energia é do corpo mais quente para o corpo mais frio. Em outras palavras, dois sistemas estão em equilíbrio térmico somente quando se encontram à mesma temperatura. Dois sistemas nos quais a temperatura seja homogênea em todos os seus pontos, supondo que a temperatura de 1º sistema (água) seja T, e que a temperatura do 2º sistema (ambiente) seja Ta. Coloca-se os dois sistemas em contato, se T > Ta, então, haverá fluxo de calor da água para o ambiente. Esta constatação aplicada ao resfriamento pode ser descrita por uma equação diferencial, cuja solução em linhas gerais é, conhecida como resfriamento de Newton: , onde a e b são constantes, Ta é a temperatura ambiente, T a temperatura do corpo num instante t.
5 - Objetivo
O experimento tem como objetivo determinar o comportamento do resfriamento de um corpo tendo como princípio constatar a lei de resfriamento de Newton.
6 - Procedimento Experimental
Material utilizado:
1 - termômetro de digital