lei do resfriamento
Data do experimento: 07/06/2013
Integrantes:
Introdução Quando um corpo de temperatura é exposto a um ambiente de temperatura , de maneira que é maior que , nota-se que, após um tempo, a temperatura do corpo é resfriada até atingir um equilíbrio térmico com o ambiente. Esse resfriamento é descrito pela Lei do Resfriamento de Newton. Ela afirma que a taxa de resfriamento é proporcional à diferença de temperatura entre o sistema e o meio em que se encontra. A taxa de resfriamento , do corpo em função do tempo, é obtida por:
Sendo o coeficiente de transferência de energia térmica entre o corpo e o meio. O sinal negativo significa que a taxa de resfriamento decai com o tempo. A temperatura vai gradativamente diminuindo, aproximando-se da temperatura ambiente até atingir o equilíbrio térmico, como já foi dito. Ou seja, . A equação que expressa essa variação da temperatura do corpo em função do tempo é dada por: representa a temperatura inicial do corpo.
Materiais
- 1 béquer de 80 ml
- 1 balão de Erlenmeyer
-1 tripé
- 1 termômetro
- 1 aquecedor de água
- 1 cronômetro
Procedimentos
Primeiramente, enchemos o béquer com uma quantidade de água suficiente e medimos a temperatura inicial do líquido em temperatura ambiente com o termômetro.
Em seguida, despejamos a água no balão de erlenmeyer e o encaixamos no aquecedor. Com o termômetro no interior do tubo, esperamos a água aquecer até 80° C para começarmos a verificação da Lei de Resfriamento de Newton.
Quando a temperatura da água atingiu 80 °C, retiramos o recipiente do aquecedor e com o termômetro, verificamos a que temperatura se encontrava o líquido a cada 30 segundos passados. O resultado se encontra na tabela abaixo:
Tempo decorrido (s)
Temperatura da água (°C)
30
79
60
78
90
77
120
76
150
75
180
74
210
73,5
240
73