Resfriado
O resfriado é uma doença infecciosa viral, também pode ser conhecido como Rinofaringite ou Nasofaringite, é a doença mais comum dentre as pessoas. Em uma criança, por exemplo, é normal que elas contraiam a doença entre seis a doze vezes em um ano, já em um adulto esse número diminui para três resfriados em um ano. Diferente do que muitas pessoas acham, o frio não é o causador dos resfriados, o que acontece é que o frio interfere no mecanismo de defesa das vias aéreas e as pessoas tendem a ficar aglomeradas e em locais fechados durante essa época, ou seja, ficam mais propensas ao vírus
O Vírus
O resfriado acomete as vias respiratórias superiores. Ao todo são mais de 200 vírus que causam o resfriado, sendo que os mais comuns são os rinovírus, que são altamente contagiosos. Os rinovírus não possuem envelope bilípidico, possuem capsídeo icosaédrico e são altamente resistentes. Normalmente os rinovírus são transmitidos através de gotículas contaminadas do espirro e também da tosse, os vírus ficam no ar até que alguém o inspire. Os vírus penetram pela boca, pelo nariz e também pelos olhos.
Os sintomas Os sintomas do resfriado aparecem depois de uns dois ou três dias que o indivíduo entrou em contato com o vírus. O sintomas mais comuns são, a coriza, ou seja a secreção transparente que sai do nariz, a falta de disposição do indivíduo e o cansaço, tosse, espirros, dor e/ou coceira na garganta, dor de cabeça, lacrimejamento, dor no corpo e febre baixa e de curta duração. Os bebês e as crianças são mais propensas a pegar o vírus por falta de imunidade, porém os sintomas podem se agravar, então é preciso ficar atento ao grau do sintoma presente:
Febre de 39,5º
Dificuldade na respiração
Sonolência excessiva
Choro constante (causado por dores e etc)
Dor de ouvido
Vômito
Dores abdominais
Caso um desses sintomas apareça, é recomendado que os pais levem a criança ao médico.
Prevenções
Não existe nenhum tipo de vacina contra o resfriado, porém