resfriado
O termo rinofaringite aguda é usado para designar a enfermidade que nos adultos corresponde ao resfriado comum. Essa nomenclatura é usada para diferenciar a doença que nos adultos difere das crianças. Nas crianças essa doença é muito mais intensa, atingindo os seios nasais, ouvido médio e nasofaringe.
O que é?
Trata-se da doença infecciosa mais comum da infância, afetando o tecido de revestimento do nariz, garganta e estruturas próximas. É causado por infecção viral, sendo o mais comum o rinovírus. Quando dentre os sintomas apresentados está a diarreia, suspeita-se de rotavírus. Em adolescentes e adultos é comum a causa ser a infecção por adenovírus. Todos esses vírus têm um alto poder de disseminação, ou seja, passam de uma pessoa doente para outra pessoa sadia com relativa facilidade.
A maior importância do resfriado comum relaciona-se às potenciais complicações que podem se desenvolver no curso da infecção, tais como infecção de ouvido (otite média aguda), infecção dos seios da face (sinusite aguda), infecção de garganta (amigdalite), infecção pulmonar (pneumonia), dentre outras. Essas últimas doenças são usualmente causadas por bactérias, tem um curso clínico mais grave e podem gerar repercussões importantes no estado de saúde do indivíduo, até a morte.
A rinofaringite aguda também está associada a crises de asma em indivíduos susceptíveis.
Como se transmite?
O principal modo de transmissão dos agentes causadores se dá pela inalação de partículas contidas no ar contaminado pela secreção nasal eliminada pelo indivíduo doente. Isso ocorre especialmente durante as crises de espirros e/ou tosse.
O contato com as mãos do doente ou objetos contaminados por estas também é um modo de transmissão dos vírus causadores, uma vez que é comum a prática de “coçar” o nariz quando este elimina muita secreção. Assim, o contato manual com essa secreção torna-a contaminada, bem como os objetos tocados por ela (talheres,