Grau de Alavancagem
Aluno: André Luiz Garcia
Introdução
Nesta atividade iremos identificar em qual fase do ciclo de vida da empresa ela estará mais alavancada, ou seja, em qual período ela utilizou-se de capital de terceiros para aumentar os efeitos de variações do Lucro antes do Juros e Imposto de Renda (LAJIR) ou seja, para aumentar o retorno dos acionistas da empresa. Assim, a empresa usa recursos de terceiros (basicamente, empréstimos, debêntures, ações preferenciais, etc.). Geralmente, elevações na alavancagem resultam em aumentos de risco e de retorno; reduções na alavancagem resultam em menor risco e menor retorno.
Justificativa
A alavancagem financeira é positiva quando capitais de longo prazo de terceiros produzem efeitos positivos sobre o patrimônio líquido. Os capitais de terceiros de longo prazo só são vantajosos para uma empresa quando o retorno sobre o patrimônio líquido for superior ao retorno sobre o ativo. De nada adiantaria a uma empresa captar recursos a longo prazo, se estes fizessem com que o retorno sobre o patrimônio líquido recuasse à sua posição anterior à da captação. Alavancagem financeira é isso: a "alavanca" que esta captação produz (ou não) no retorno aos acionistas.
Desenvolvimento
Para Damodaran (2004), o ciclo de vida de uma empresa é dividido em cinco fases distintas – início, expansão, alto crescimento, crescimento maduro e declínio. O autor salienta ainda que muitas empresas não ultrapassam o seu ínicio de vida, outras seguem capital fechado e mesmo assim conseguem captar recursos suficientes para propiciar crescimento e taxas saudáveis por longos períodos e algumas crescem muito rapidamente e podem dispensar financiamentos externos uma vez que as disponibilidades internas excedem as necessidades.
No quadro abaixo, podemos verificar algumas inferências, realizadas por Damodaran, a cerca de cada uma das cinco fases.
Analisando o quadro acima, observa-se que