reservas cambiais
Professor: Gilberto Luiz Brandalise
Danieli CariniRother
“... As operaçõ es de câm bio são o resultado da coexistência entre o internacionalism o do co m ércio e o nacio nalism o das m o edas...”
O que é câmbio?
É a operação de troca de moeda de um país pela moeda de outro país.
Exemplo:
Quando um turista brasileiro vai viajar para o exterior e precisa de moeda estrangeira, o agente autorizado pelo Banco Central a operar no mercado de câmbio recebe do turista brasileiro a moeda nacional e lhe entrega a moeda estrangeira. Já quando um turista estrangeiro quer converter moeda estrangeira em reais, o agente autorizado a operar no mercado de câmbio compra a moeda estrangeira do turista estrangeiro, entregando-lhe os reais correspondentes.
As reservas cambiais são os meios de pagamentos de que dispõem as autoridades monetárias de um país ou o montante de moeda estrangeira e ouro acumulado pelo país.
Originam-se de superávits nos balanços de pagamentos e destinam-se a cobrir eventuais déficits das contas internacionais
Porém o Balanço de Pagamentos registra somente um fluxo monetário dentro de um determinado período, enquanto que as Reservas Cambiais revelam o estoque de moedas estrangeiras em um determinado momento. As importações se referem aos gastos que as pessoas, governo e empresas de um país ou entidades que não se encaixem nestas definições têm para obter bens e serviços como: alimentos, combustíveis, minérios, veículos, equipamentos, entre outros produzidos em outros países e que são trazidos daqueles países.
As exportações são os bens e serviços produzidos em cada país e, em seguida, são vendidos e enviados a clientes de outros países.
Desta forma a balança comercial é definida como a diferença que existe entre o total de exportações menos o total das importações que são realizadas em cada país.
O superávit comercial, em determinado momento da
economia,