Resenhas
O termo ergonomia foi criado pelo polonês Woitej Yastembowsky em 1857, porém, só seria aplicada ao design por volta de 1900. O design Klaus Krippendorff diria que criação do designe pelo objeto estaria dando lugar a um design voltado para o ser humano, dizendo que “Não reagimos ás qualidades físicas das coisas, mas ao que elas significam para nós”. Patrick Jordam defendia a “agrabilidade” dos produtos, que deveriam despertar experiências agradáveis em seus usuários, que acabam por criar laços afetivos com esses objetos.
A partir dai a ergonomia seria vista como uma ciência, que aplicada ao design buscaria estudar os comportamentos e a reação do homem em relação aos objetos que o cercam e de que faz uso, como usa e como o define, mostrando que o design não se limita apenas a estética, mas que também é responsável por levar as pessoas percepções de como elas são e como as mudanças podem influenciar suas vidas.
Ergonomia Aplicabilidade
A ergonomia deve ser parte integrante do projeto de criação do objeto e de seu desenvolvimento, sempre se pensando na relação que o trabalho do design terá com o seu futuro usuário.
Dentre seus conceitos, se percebe a possibilidade de aplicação no design de cadeiras, seriam eles:
- Conforto Postural
- Adequação Dimensional
- Segurança no uso
- Minimização de esforços acionais; racionalização e funcionalidade do arranjo físico dos compenentes.
A satisfação do usuário em relação ao produto estará ligada ao nível que conforto que este ira sentir ao usar o objeto e alcançar o objetivo proposto por ele.