Tranportes ferroviarios
Lygia cursou o Primário no Grupo Escolar Júlio César, o Colegial Científico no Colégio Progresso e no Diocesano de Santa Maria em Campinas e o Curso Superior de Pedagogia e Orientação Educacional na Universidade Católica de Campinas, pós-graduação em Administração Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestrado em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP.
Iniciou sua vida como professora em São João da Boa Vista, em 1956. Em Itatiba, ministrou aulas na Escola Estadual Manuel Euclides de Brito e na EMEF Francisco Rodrigues Barbosa, lecionando Matemática, Biologia, Psicologia e Sociologia Educacional.
A convite do então prefeito Erasmo Chrispim, participou da criação e foi diretora da Escola Normal Municipal de Itatiba (1966/1971). Foi orientadora Educacional do Colégio Técnico de Jundiaí. Aprovada em concurso público como Diretora Efetiva do Ensino Estadual exerceu a direção de escolas nos municípios de Taipas, Artur Nogueira e Valinhos. Em Itatiba foi diretora da Escola Estadual "Ivony de Camargo Salles".
Foi professora em cursos superiores de Psicologia, Letras, Estudos Sociais e Ciências, todos da Universidade São Francisco, onde também exerceu as funções de Chefe do Departamento de Educação e Supervisora de Estágio dos Cursos de Licenciatura.
Foi membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da Associação Brasileira de Sociologia e da Associação Nacional de Professores da Administração Escolar. Foi uma das fundadoras da APAE - Associação