Resenhas
BERND, Zilá. O que é negritude. São Paulo, Brasiliense,1988.
O livro de Zilá Bernd procura retratar a polêmica questão da Negritude, procurando enfatizar os cem anos da Abolição da escravatura deixando claro que o objetivo não o de analisar a siatuação dos negros na sociedade após a escravidão e sim o de refletir sobre o que é ser negro de verdade. O livro é dividido em sete seções que apresentam conceitos, contextos históricos, a gestação da Negritude, as diferentes opiniões de alguns teóricos em relação à negritude.
Negritude: a causa da construção do estereotipo que é devido a ignorância que a sociedade faz questão de manter.O contexto histórico mostra o preconceito de laguns teóricos como Hegel em relação ao negro, em suas Lições de Filosofia daHistória Universal, no século XIX. Ele afirma que os povos estão condenados a vagar no espaço natural. O motivo para o preconceito deu-se devido a grande massa da população não ter o acesso ao conhecimento científico, adotando as idéias racistas de uma maneira involuntária.
A origem da negritude deu-se devido a um fator: a chegada dos primeiros escravos oriundos da África em solo americano. O marco zero foi a ação do herói da libertação haitiana Toussaint Louverture e do Zumbi; do Quilombo dos palmares, associada ao Marronage: comportamento revolucionário que levou aos escravos fugirem dos seus senhores em busca de liberdade. O local em que a Negritude ergueu-se pela primeira vez, foi no Haiti. Suas rebeliões e suas tentativas de organização social, representou o inicio de uma luta por uma vida autônoma.
A gestação da negritude ocorreu nos anos de 1920-1930. Um dos fatos históricos destacados foi: a grave crise econômica provocada pelo crack da bolsa de Nova York. Um outro fato importante seria o Indigenismo que é referente a cultura no Haiti. Era a cultura voltada para os povos que habitavam o Caribe,que foram totalmente dizimados. O indigenismo prega o