Programas de tv
III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia
Gestão e estruturação de empresas baseada em processos: Caso
CVI – Refrigerantes LTDA.
Igor Bernardi Sonza 1
Márcia Zampieri Grohmman 1
Paulo Sergio Ceretta 1
ibs182@terra.com.br
marciazg@smail.ufsm.br
ceretta@smail.ufsm.br
1 Universidade Federal de Santa Maria – Mestrado em Estratégia e Competitividade
RESUMO
O estudo em questão visa demonstrar como foi realizado o mapeamento de processos na CVI
– Refrigerantes LTDA. (Coca-Cola) citando todas as dificuldades encontradas na execução dos fluxos de trabalho, assim como oportunidades de melhoria para a gestão de processos, visando adequação às normas do Sistema de Qualidade Coca-Cola. Para realizar o trabalho, foi utilizado o método pesquisa-ação. Com o mapeamento, a CVI obteve benefícios substanciais, que vão desde redesenho e padronização de processos, implantação de um novo sistema de informação, mapeamento de competências, mapeamento de impactos ambientais e perigos de segurança, até modificações na estrutura organizacional.
Palavras-chave: Gestão de processos, Sistema de Qualidade Coca-Cola, Fluxos.
1. INTRODUÇÃO
Nos últimos 20 anos os sistemas de gestão de qualidade encontraram um campo fértil no meio empresarial brasileiro, seguramente motivados pela melhoria contínua dos índices de competitividade internos e externos, que em outras palavras significa sobrevivência no mercado. Os modelos de gestão que são referência mundial como a adoção dos padrões ISO série 9000, em especial sua revisão 2000, foram algumas das iniciativas que alavancaram várias organizações na conquista de novos patamares de gerenciamento sistêmico, o que possibilitou formas mais apuradas de controle de seus indicadores de desempenho, qualidade e produtividade de bens e serviços.
Atualmente, os mercados estão cada vez mais competitivos e a fidelidade dos clientes cada vez mais disputada. A busca incessante por produtos e serviços