RESENHAS
Neste capítulo “Contribuições da pedagogia Freinet à educação”, relata sobre as técnicas de Freinet que devem ser vistas como estratégia e propostas de ação, que em conjunto permite que o aluno possa ter uma participação ativa e criativa durante sua formação, atingindo assim o objetivo proposto. A cooperação implica num trabalho sem conflito e com experiência compartilhada, assim eleva a criança ao máximo de humanidade, preparando-a para conviver em uma sociedade melhor, buscando sempre compreender as mudanças que devem acontecer no meio em que vive atingindo novas descobertas e observações.
As técnicas de Freinet revolucionou o método natural de ensinar, uma proposta de educação voltada para o trabalho, onde consiste em inserir na pedagogia da escola pública seus métodos, porém na época não correspondia ao método de vida da sociedade, fundando assim uma escola com estruturas comunitárias onde a criança possa se adaptar sem distinguir a classe social de cada individuo, para ser apta a prática democrática.
A livre expressão e a ação coletiva que nasce de todos a distinguem de outras pedagogias. A cooperação implica num trabalho comum que alia diferenças entre conflito, comunicação, onde o aluno torna-se ao mesmo tempo participante e responsável, que busca o crescimento individual ou coletivo. A livre expressão se manifesta através da arte como música, pintura, teatro, etc, onde é necessário tornar as crianças capazes de encontrar métodos de organização, de servir ao grupo e posteriormente a sociedade, pois através da experiência e do contato com a arte, fortalece o conhecimento teórico e prático sobre determinados conceitos. As técnicas nos apresenta uma abertura de caminhos para que o aluno e os professores possam se expressar livremente por meio do trabalho prático.