resenhas e verbetes
DISCIPLINA: ECONOMIA I
SEMESTRE: I
DOCENTE: PROF. DR. PAULO ALBERTO DOS SANTOS VIEIRA
ACADÊMICO: PAULO SERGIO MOTA DE SOUZA
VERBETE: Sacrificando a produção de outro produto
CÁCERES
2013
INTRODUÇÃO
Segundo a Wikipédia sacrifício é a prática de oferecer como alimento a vida de animais, humanos, colheitas e plantações, aos deuses, como pacto de propiciação ou culto. O termo é usado também metaforicamente para descrever atos de altruísmo, abnegação e renúncia em favor de outrem.
É um gesto de consciência de cada ser, ao sacrifício pelo outro. Isso só acontece quando amamos alguém, exemplo, amor de pai e mãe para filhos.
O termo sacrificando é utilizado quando ocorre o desprezo de coisa ou pessoa em favor de outrem; sacrificar a vida pelos filhos, como exemplo; diminuir o valor, prejudicar, por em risco o auto sacrifício ou renunciar voluntariamente. Estar em estado físico e mental ser vulnerável a situações impor sua própria consciência. Como exemplo mais famoso de auto sacrifício temos a Jesus Cristo que se entregou a morte de cruz para que segundo a Bíblia, todo aquele que nele crer tenha vida eterna.
VISÃO HISTÓRICA DO SACRIFÍCIO:
Sacrifício na Grécia Antiga
Na religião da Grécia Antiga o templo não servia de lugar ao culto onde os fiéis se reuniam para celebrar os ritos, o tempo é a casa do deus a que se consagrou. O lugar de reunião dos devotos era o altar exterior, o bomos, bloco de cantaria quadrangular onde se desenrolava o rito central da religião grega, o sacrifício. Representação de um sacrifício oferecido em conjunto com uma libação num vaso da Grécia Antiga. Figuração Ática em negativo de preto sobre o vermelho do barroenócoa, ca. 430-425 BC (Louvre).
O sacrifício era de origem alimentar, envolvendo um animal doméstico como os que hoje nos servem de alimento, que seguia numa procissão ritual até ao bomos. A cabeça era cortada com uma