ResenhaBergerLuckmann
779 palavras
4 páginas
Fundação Universidade Federal de ViçosaMestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional
Resenha
BERGER, P.L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade: um livro sobre a sociologia do conhecimento. 2. ed. Portugal: Dinalivro, 2004.
1. As origens da Institucionalização
2. As origens dos universos simbólicos
Trabalho apresentado ao professor Alexandre Santos-Pinheiro como parte das atividades avaliativas da disciplina ADF801 - Estado, Sociedade e Administração Pública
Joana Aline Vasconcelos Gomes
Belo Horizonte - MG
07NOV2014
1. As origens da Institucionalização
A institucionalização tal como apresentada por Berger&Luckmann tem por origem a formação do hábito de uma coletividade criado, transformado e repassado a outras gerações pela relação dialética constante entre produtor (homem social) e produto (mundo social). Os hábitos, ainda que sejam por essência individuais, quando praticados por uma coletividade contribuem para a apropriação de ações de um indivíduo por outro e levam a tipificações de práticas e comportamentos de estabelecimento de padrões e por consequência de controle da conduta humana.
Tal incorporação de ações de uma coletividade a práticas individuais liberta os indivíduos de uma apreciável quantidade de tensão (p. 68), o que os autores chamam de economia psicológica. Essa libertação permite que o indivíduo atribuia a responsabilidade da sua ação na figura da coletividade e ainda alcance um ganho de energia para decisões outras que não as já preestabelecidas pelo contexto social no qual esse indivíduo está inserido.
De fato, o que determina uma instituição como histórica é a sua aquisição de objetividade e tal característica só é possível quando surgem indivíduos disposto a, dialeticamente, interiorizar e construir o mundo social. Há nesse contexto a necessidade de interpretação de um mundo social do qual o indivíduo não participou da discussão e, portanto, precisa desenvolver processos de