ResenhaFoucault2

499 palavras 2 páginas
Fundação Universidade Federal de Viçosa
Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

Resenha
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
[Texto: Verdade e poder]

Trabalho apresentado ao professor Alexandre Santos-Pinheiro como parte das atividades avaliativas da disciplina ADF801 - Estado, Sociedade e Administração Pública

Joana Aline Vasconcelos Gomes

Belo Horizonte - MG
20NOV2014

Para iniciar a discussão de como a construção de verdades está intimamente ligada ao exercício do poder citamos que o poder precisa da produção de discursos de verdade (FOUCAULT, 1979, p. 180).
Entendendo a verdade como um conjunto de procedimentos/processos/fluxos/regras/normas que produzem cenários e situações tidas como verdades por determinada sociedade em um contexto específico, temos que não seria possível desvincular a sustentação dessa verdade ao efeito que ela gera, qual seja, o poder.
É importante entender que a construção da verdade não trata ou tratou ao longo da história apenas da construção de discursos ideológicos de poder, mas dependeu muitas vezes da dominação coercitiva, belicosa como chamada por Foucault.
No trecho Verdade e poder, Foucault propõe o conceito de descontinuidade para elucidar a possibilidade de adoção de novas verdades. Nesse sentido, o autor afirma a possibilidade de haver intermitência e transformação do que antes era considerado verdade para o que depois venha a ser considerado verdade.
Ele cita em História da sexualidade I a luta dos homossexuais. Antes condenados pela medicina como anormais e também pela sociedade, foram capazes de construir a partir do século XIX um discurso de reação contra o que antes era tido verdade (homossexuais são perversos) e reivindicar sua legitimidade, criando uma nova verdade (homossexualismo é natural e deve ser respeitado) - ainda que se tenha pela frente forte luta contra o preconceito.
Embora a ideologia represente uma “oposição virtual a

Relacionados