Resenha
SAVIANI, Dermeval. Educação no Brasil: Concepção e desafios para o século XII. Campinas, 2 de novembro de 2000.
DADOS DO AUTOR Doutor em Ciências e Letras de São Bento da PUC-SP, na área de Ciências Humanas: Filosofia da Educação. Desenvolve os projetos “História das Idéias Pedagógicas no Brasil”, “Pedagogia Histórico-Crítica” e o projeto integrado sobre “Levantamento e Catalogação de Fontes Primárias e Secundárias da Educação Brasileira”, por Estados, o qual se situa na linha de pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”. Além disso, desenvolve atividades administrativas inerentes ao cargo de Diretor Associado da Faculdade de Educação da UNICAMP.
O texto é constituído de três partes, cada uma delas trás abordagens acerca do problema das concepções de educação, o qual sob a ótica do autor pode ser abordado de diferentes maneiras, evidenciando que um enfoque possível é a partir da filosofia identificando-se, em conseqüência, as principais concepções de educação expressas nas grandes tendências que se manifestaram ao longo da história. Inspirado em Anísio Teixeira e pretendendo ser dominantemente propositivo, o autor busca alternativas concretas, em especial no âmbito da legislação, de modo a delinear com a clareza que se revelar possível, a concepção e as medidas dela decorrentes exigidas para se enfrentar os desafios que se põem para a educação brasileira neste limiar do século XXI.
Na primeira parte Saviani faz uma abordagem de como a educação se organizou de forma institucionalizada o que veio a colocar a educação escolar como a forma principal e dominante de educação, e nesse contexto o acesso à escola passa a ser considerado como um direito de todo cidadão e, como tal, um dever do Estado. O autor também observa que há um dualismo presente também na política educacional que é a "terminalidade legal para os nossos filhos e terminalidade real para os filhos dos outros", este atual não apenas quando, na reforma do ensino