Resenha
Curso: Ciências Contábeis Disciplina: Metodologia Científica Data: 18/05/2013
Universidade - criação e produção de conhecimento LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: uma proposta metodológica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
1 CREDENCIAIS DO AUTOR
Cipriano Carlos Luckesi é licenciado em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica do Salvador, Bahia (1970), bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestre em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (1976) e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da PUC/SP (1992). Foi professor do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (UFBA), ensinando na graduação de 1971 a 2002, quando se aposentou. Iniciou em 1985 suas atividades na pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação (UFBA), à qual está vinculado até o presente momento como professor pós-aposentado. Trabalhou ainda na Universidade Estadual de Feira de Santana, vinculado ao Departamento de Ciências Humanas e Filosofia, entre os anos de 1976 e 1994. Possui 12 livros publicados, além de artigos em revistas especializadas. É conferencista.
2 RESUMO DA OBRA
O autor faz uma rápida viagem ao passando, para que venhamos compreender toda a história da criação da universidade suas conquistas e evoluções.
Tendo início entre o final da Idade Média e a Reforma (entre os Séculos XI e XV).A Igreja Católica desse tempo é a responsável pela unificação do ensino superior em um só órgão,a “universidade” .
No Século XVI os movimentos Renascença, Reforma e Contra-Reforma inauguram a Idade Moderna. Nessa fase a universidade se caracteriza pelas repetições dogmáticas, ditadas como verdades incontestáveis , de cátedras.
No Século XVIII o movimento