Resenha
Aluna : Luciana Maria Andrade dos Santos
Resenha do filme Sociedade dos Poetas Mortos
Esplêndido o filme, Sociedade dos Poetas Mortos. Um ótimo objeto de análise, para entendermos as várias formas de educar e/ou conceder conhecimento.
Podemos diagnosticar, que a maneira pela qual seja encaminhado a forma de educar, influência nas atitudes e ações dos alunos.
Na 1ª parte do filme, encontramos uma escola extremamente conservadora, querendo assim dar continuidade ao que fora estabelecido há 100 anos atrás . Para esta instituição existem 4 pilares: TRADIÇÃO, HONRA, DISCIPLINA, E EXCELÊNCIA.
O que importa é preparar os alunos para a faculdade e conseqüentemente para o mercado de trabalho; esta forma de pensar significa remeter-se a uma pedagogia Tecnicista e Educação Reprodutora.
Considero ser estes 4 pilares importantes, mas tudo depende da forma como eles são encarados. É necessário que seja agregado a estes valores, a Dimensão Humana para realizar e alcançar objetivos.
Na 2ª parte encontramos um professor, apaixonado pelo que faz, o qual transmite sensibilidade e afetividade aos alunos. Utiliza-se de uma forma transformadora e carismática..
Ocorre uma integração entre todos, as coisas são vislumbradas por um outro prisma, é incentivado mudança no modo de ver as coisas.
O desapego do que significa ser técnico/rígido, favorece aos alunos, a criatividade, espontaneidade, em fim, a produção.
Verificamos, que infelizmente, profissionais que queiram inovar com responsabilidade, são julgados sumariamente, pela escola e sociedade.
Ao final, observamos que o apoio, a solidariedade e principalmente reconhecimento dos alunos são fruto desta forma humana de educar. Os alunos reverenciam aquele que lhes amostrou - a melhor forma de aproveitar o dia. CARPE