Resenha
FILME: GERMINAL
O filme germinal trata – se do processo de produção do trabalho capitalista. O mesmo se passa na França, retratando a vida diária de um trabalhador nas minas de carvão e as precariedades em que viviam. Além de ser muito difícil de arranjar um emprego o salário que ganhavam mal dava para sobreviver, muitas vezes faltava comida assim era necessário pedir os senhores donos do minério, pois a pobreza era muito grande e suas famílias geralmente eram enormes.
O trabalho era bastante pesado e os ricos maiores ainda, pois os locais de trabalho que ali tinham eram locais insalubres e com uma facilidade enorme de desabamento e explosões.
Assim com a chegada de um novo trabalhador que percebe que o trabalho é uma exploração ele tentara conseguir melhorias para todos, querendo assim fazer paralisações. Mas não ocorrera muito bem, pois os donos das minas não acarretaram a suas propostas, trazendo operários de outros países. Quando os operários percebem que dessa forma não conseguiram nada, começam com uma rebelião, com homens, mulheres e ate mesmo crianças. Ocasionando mortes e mesmo assim não conseguiram nenhuma melhoria de salário. Tendo que aceita as condições de trabalho proposta pelos donos do minérios, que era bem abaixo do que antes.
Tendo bem menos membros da família a trabalharem pois ocorreram mortes de quase todos, como o do chefe da família, sua filha por conta de uma doença, seu filho por conta de uma explosão e de sua filha mais velha por uma desabamento, a esposa terá que trabalhar para sustenta seu filho que lhe restou e seu avô que por ter se vigando das mortes de seus familiares, matou a filha de uns dos donos das minas assim ficando sem beneficio, mas não ficando preso.
Por fim o operário que queria benefícios maiores para todos, ali não ficou, segui para outros lugares, pois nada conseguiu. Muitos ate se rebelaram contra ele, pois só ocasionou mortes, fome e mais desempregos.
Como Marx disse “era necessário uma consciência