Resenha
Autor: José Roberto de Sá
O livro é uma das variadas formas que o ser humano se comunica aos seus semelhantes, expressando suas idéias e emoções, buscando transferir sua visão crítica e informativa dos fatos ocorridos na sua vida. Baseado nesses princípios, o autor José Roberto de Sá, procurou publicar o livro “a química do pensar” em maio de 2007 pela fundação VANT-UN ROSADO – COLEÇÃO MOSSOROENSE – RN.
Este livro trata de informar os problemas enfrentados pelo próprio autor e toda sociedade brasileira atualmente. A elaboração do livro surgiu no momento em que o autor encontrava-se em momento ocioso após concluir seu doutorado. O livro trata de informar uma amostra da população jovem do Brasil em relação ao seu comportamento perante o uso do álcool sem moderação.
Outros temas abordados que merecem reflexão foram: o tempo, o crescimento individual do homem, o caminho da caatinga, a porta e a janela, o envolvimento do sujeito no mundo atual, refletindo sobre a rebeldia, os lugares em que viveu, as situações desleais, sua vida estudantil, a estrada da vida dos caminhantes mercenários sem amor, sem conhecimento da lei para respeitar as mulheres e a conservação ambiental. Retrata ainda a vida de um lutador que ama e sente saudade de sua infância, da sua cidade natal São José da Lagoa tapada, descrevendo a saudosa praça São José, além disso, retrata também o valor da vivência familiar.
Esta primeira edição do livro “a química do pensar”, na qual estão envolvidos temas essenciais à vida, representa uma clara preocupação do autor que de forma simples busca fazer do livro um instrumento eficiente para a retomada desses temas com mais interesse e responsabilidade. De certa forma alguns dos temas revela uma melancolia sobre a maneira comportamental do homem, principalmente do educador. Por outro lado, o autor mostra-se confiante na criatividade do bom homem educador em transformar esse pensamento do homem destruidor. Além de abordar