Resenha
RIECHELMANN, José Carlos. RIECHELMANN, José Carlos. Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde: Veredas Interdisciplinares em Busca do “Elo Perdido”. In: Angerami-Camon, V.A.(org). Psicologia da Saúde: Veredas Interdisciplinares em Busca do “Elo Perdido”.cap. 5
Resumo da obra:
O livro Psicologia da saúde: Um novo significado para a prática Clínica, organizado pelo autor Valdemar Augusto Angerami, reúne as principais correntes que atuam na área da saúde, reunindo os principais autores no campo da saúde neste trabalho, aprofundando uma reflexão sistematizada e pormenorizada da realidade do homem contemporâneo.
O livro é constituído de vários capítulos, cada uma deles sob a responsabilidade de um autor, traduzindo sua experiência e fundamentação sobre o a Psicologia da Saúde. Nessa resenha vamos nos deter apenas ao capitulo 5, que trata da Medicina psicossomática e psicologia da Saúde.
O autor aborda que a medicina ocidental moderna nasceu das mãos de um filósofo, no país onde nasceu a filosofia, dizendo que a medicina já nasceu psicossomática, informa também que se olhássemos com atenção para os aforismos de Hipócrates no séc. VI a.c, faz ver que o pai da medicina nunca deixou de considerar as relações entre a lesão corporal, os estados psíquicos e os fatores ambientais.
Hoje, a medicina psicossomática e a psicologia da saúde são vanguarda do pensar e do fazer na área da saúde.O autor traz um questionamento para o leitor refletir: Como é que a medicina que nasceu tão inteiro pode se fragmentar a tal ponto que chega a deixar as propostas integradoras com “sabor de novidade”?
O autor traz algumas considerações a cerca de como e por que chegamos a porta do terceiro milênio com vários elos perdidos, numa situação de fragmentação, desarticulação e descontextualizarão das ciências, profissões e profissionais da