Trabalho
As citações possuem NBR própria que é a 10520:2002. A citação é uma menção, no texto, de uma informação colhida em documentos pesquisados. A sua função consiste em sustentar o raciocínio do autor no decorrer do trabalho, tem por finalidade, exemplificar, esclarecer, confirmar, documentar, ilustrar e sustentar, etc.
Como definem Traldi; Dias (2001), as citações são trechos de obras de outros autores inseridos ao longo do texto que conferem maior confiabilidade ao trabalho, esclarecendo ou complementando o que esta sendo apresentado.
IMPORTANTE: Constitui plágio a apropriação de idéias alheias sem a indicação do autor e da fonte de onde foi retirada a informação referenciada, além de denunciar desonestidade intelectual previsto no artigo 184 do Código Penal sob pena de detenção de 3 meses a 1 ano.
Todas as citações que compõem o trabalho devem seguir o sistema de chamada autor-data o qual se descreve as informações da obra anteriormente à citação ou após, por isso não se utiliza notas de rodapé, ou o sistema numérico o qual permite correlacionar com as notas de rodapé ou listas de referências.
As citações podem ser: diretas (textuais) ou indiretas (livres). As diretas consistem em uma transcrição exata de parte da obra do autor consultado.
Quando até três linhas são inseridas no texto, entre aspas. Exemplo: “No Brasil, o estudo profissionalizante inibe o acesso à universidade." (FERRAZ, 1995, p. 20).
Quando mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuo 4 cm da margem esquerda, com tamanho de letra menor do que o utilizado no texto, recomenda-se tamanho 10, sem parágrafo e com espaçamento simples entrelinhas, dispensando as aspas. Exemplo: Segundo Azevedo (2001, p. 31), resenha: É a apreciação crítica sobre determinada obra, a resenha visa incentivar a leitura do livro comentado. Trata-se, geralmente, de um texto curto para publicação em periódicos especializados. Seu tamanho será determinado por