Resenha
CURSO DE PEDAGOGIA – CAMPUS CARAZINHO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO LÚDICA E CORPOREIDADE
PROFESSORA: ROSANA CORRONETI FARENZENA
ACADÊMICA: PAULA FINATTO
Resenha crítica:
Texto; O brincar e a produção do sujeito na educação infantil
Levi Vieira Dornelles
O texto “O brincar e a produção do sujeito na educação infantil”, de autoria de Levi Vieira Dornelles, tem como assunto principal para reflexão as discriminações raciais de nossa sociedade, como elas são transmitidas hereditariamente e, principalmente, como estes estereótipos são vivenciados no cotidiano das crianças, seja por meio de brinquedos e brincadeiras ou situações por elas vivenciadas. A autora nos mostra também, de maneira clara e com um vocabulário de fácil compreensão, como o ato de brincar na educação infantil pode interferir na formação social da criança.
Com clareza e domínio do assunto, é abordada a questão dos brinquedos na sala de aula e os padrões por eles pré-estabelecidos. Em uma sala de aula vemos muitos brinquedos, mas infelizmente a maioria desses são bonecas de pele branca, corpo esbelto, cabelos lisos e claros e olhos também claros. Isso é apenas um reflexo do preconceito na nossa sociedade, a pessoa é “bonita” ou “normal” se estiver dentro desses critérios, caso contrário é considerada “diferente”, sendo que na realidade somos todos seres inacabados, em processo de construção e diferentes uns dos outros.
É ressaltada também a questão do governo sobre as crianças, governo esse que nem sempre está preparado para exercer tal função. Não se trata apenas de governos políticos, leis e estatutos, mas muito mais do que isso é o governo imposto diariamente sobre as crianças, seja através de brinquedos e brincadeiras, programas de televisão ou exemplos dados pelos adultos.
Nós podemos, através do brincar, criar uma nova possibilidade de quebrar esses tabus e tentar mudar essa realidade. Através das brincadeiras podemos sim estimular as crianças a se tornarem seres