Resenha
Departamento de Ciências Econômicas- DCEC
Disciplina: Análise Econômica Financeira- T02
Resenha
BM&FBOVESPA- disponível em: < http://www.bmfbovespa.com.br/>. Acesso em: 10/04/2015.
Jéssica Silvina Marques de Matos1
1. Sobre a iniciativa: Trata-se de uma ação que faz uso de recursos de uma estação de TV para divulgar conhecimento e informações sobre investimentos, finanças pessoais e conceitos econômicos.
A TV educação financeira é precursora no Brasil que aproveita o conhecimento processual e os recursos educacionais da BM&FBOVESPA, para analisar as potencialidades de um programa de propagação de massa.
Executado pela parceria com a TV Cultura, traz episódios didáticos, de fácil e rápida assimilação, que abordam um vasto leque de temas: da origem do dinheiro e do sistema bancário, até problemas práticos do seu cotidiano, como a melhor estratégia para lidar com os pagamentos a prazo.
2. Sobre os vídeos e comentário crítico:
Os primeiros conhecimentos abordados nos clipes assistidos destinam ao quesito sobre planejamento financeiro, demonstrando mediante assuntos cotidianos alguns conceitos essenciais constatando a verdadeira situação do indivíduo frente às inadimplências. Para isto, existe a distinção entre agentes deficitários, ou seja, as pessoas que se encontram em situação financeira de nível vermelho, no qual despesas são maiores que as receitas. De outro lado, os agentes superavitários, que operam em nível azul, sendo as despesas inferiores às receitas.
Nesta perceptiva, é fundamental a compreensão de um instrumento que atinge diretamente a economia: Os Juros. Eles representam o custo do dinheiro, partindo do pressuposto que toda forma de mercadoria possui um valor (preço), assim também acontece com o dinheiro. O mesmo pode estar mais caro ou mais barato, o juro que incide sobre a unidade monetária altera-se elevando ou decaindo.
Alguns fatores que influenciam diretamente a taxa de juros, como por exemplo, a