Resenha
O artigo “O ritual do corpo entre os Nacirema”, escrito pelo antropólogo Horace Minner, tem como objetivo descrever a cultura dos Nacirema, grupo norte-americano que vive no território entre os Cree do Canadá, os Yaqui e os Taharumare do México, e os Carib e Arawak das Antilhas.
Primeiramente o autor apresenta os motivos pelos quais ele resolveu estudar mais aprofundadamente esta tribo. Em seguida ele descreve a economia, a crença fundamental, explica a posição de cada membro na comunidade, a forma como os feitiços são feitos e como são entregues a seus clientes. Por fim, ele menciona algumas práticas baseadas na estética nativa.
Os Nacirema são um povo relativamente desenvolvido em termos econômicos, porém, desperdiçam uma considerável parte de seu tempo em atividades rituais. Estas atividades tem como foco o corpo humano, sendo este submetido a determinados procedimentos para torná-lo cada vez mais majestoso, visto que para eles o corpo nunca está perfeito.
Para se prevenir das características relacionadas à debilidade e à doença, todo grupo doméstico possui seu próprio santuário. A maioria das casas é simples, entretanto os mais ricos possuem santuários sofisticados. As famílias mais pobres tentam imitar os santuários dos mais ricos, na busca de se parecer cada vez mais com eles.
Dentre todos os membros da comunidade, os mais poderosos são os curandeiros, pois eles decidem quais ingredientes estarão presentes nas poções curativas, abaixo destes em termo de prestígio estão os “homens-da-boca-sagrada”, responsáveis pelos rituais bucais e os herbanários que são responsáveis pelo fornecimento do feitiço solicitado. Há também os guardiões dos templos que controlam a entrada e saída dos doentes do templo imponente, templo este que é palco das cerimônias mais elaboradas.
Há uma grande insatisfação com o corpo e para buscar a perfeição, este povo vai até o extremo do imaginado, buscando de forma obcecada