RESENHA
Neste estudo de caso a estratégia de pesquisa de inovação aberta foi o projeto Fiat Mio, onde a mesma busca um crescimento que tenha a inovação como principal sustentação, buscando possíveis dimensões conceituais e uma variação de análise que de tal forma mostra a importância da inovação para a empresa e seus possíveis obstáculos para sua implantação. Com base, em estudos de viabilidade técnicas a Fiat busca embasamento para o desenvolvimento desse produto em uma nova tecnologia, através da cocriação entre os consumidores e a empresa. De tal maneira que esse processo é responsável por enriquecer a base de conhecimento da organização através da interação de fornecedores, clientes e conhecimentos externos, possibilitando assim uma capacidade maior de inovação para organização.
De modo geral, esse desenvolvimento de inovação está alienado a um conjunto de várias etapas em prol de um único objetivo, onde gerou- se uma plataforma de relacionamento com o consumidor, que pode ser utilizada não só para futuras pesquisas de mercado e tendências da indústria, mas também na identificação de mudanças referentes à opinião desse consumidor em vários assuntos. A partir desta experiência, a Fiat criou um projeto colaborativo, que traz a ideia de carro do futuro um projeto feito com um cronograma de coleta de dados e transformação de informações.
A grande sacada desse modelo de inovação aberta é que ela facilita inserção de novas tecnologias no mercado uma arma muito utilizada nesse processo, no entanto, para que