Incid ncia de gestantes jovens
ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA
Incidência de gestantes jovens da Casa Saúde da Família Eduardo Angelim
Camila Maria D’Macêdo
Caroline Pinheiro Lima
Yuri Sena Santos
Belém – PA
2009
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ
ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS, BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE MEDICINA
Incidência De Gestantes Jovens da Casa Saúde da Família Eduardo Angelim
Camila Maria D’Macêdo
Caroline Pinheiro Lima
Yuri Sena Santos
Projeto de Trabalho do Módulo de Interação em Saúde na Comunidade apresentado ao Centro Universitário do Pará, como pré-requisito para obtenção da nota final do semestre, sob a orientação do Profº Esp. Paulo Humberto Mendes de Figueiredo.
Belém – PA
2009
SUMÁRIO
1 – INTRODUÇÃO 4
2 – OBJETIVO 6
3 – MÉTODOS 7
4 – RESULTADOS 8
5 – DISCUSSÃO 10
6 – CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 14
APÊNDICES 15
APÊNDICE A 15
APÊNDICE B 16
1 – INTRODUÇÃO
São complexas a percepção e a vivência da sexualidade dos jovens, que estão relacionadas a valores, crenças e atitudes que determinam o comportamento social do indivíduo. Nessa perspectiva, a gravidez na adolescência tem sido alvo de inúmeros estudos e reflexões por ameaçar o bem-estar e futuro dos adolescentes devido aos riscos físicos, emocionais e sociais que acarreta.
Tanto a adolescência quanto a gestação são períodos de profundas transformações físicas, psíquicas e sociais pelas quais as mulheres passam. Logo, a ocorrência simultânea dessas duas fases caracteriza um estado de maior fragilidade, requerendo maior atenção, cuidados e orientação.
Partindo do princípio de que os índices de gestantes abaixo dos 25 anos mantêm-se altos, inúmeras campanhas de prevenção e orientação têm sido realizadas nos âmbitos escolar, religioso e domiciliar. Porém, no Brasil, a maior parte delas são ineficientes e ineficazes, não só em número, mas também no atendimento prestado.
Sabe-se que as unidades de saúde