APS EDUCA O FISICA
É importante ficar claro que uma noção dualista de corpo, isto é, a idéia de que mente é uma “coisa” e corpo, outra “coisa”, não faz parte do nosso entendimento. Vamos sempre tratar de corpomente, com a intenção de demonstrar a importância do aparato sensório-motor no aprendizado do movimento, da dança e de qualquer outra área de conhecimento e sua relação com a experiência subjetiva, as expressões de percepções, de emoções, de pensamentos.
O instrumental básico para tratarmos de formas de manifestação a partir do corpo e de uma consciência e expressão corporais será a metodologia de Rudolf Laban (1879-1958).
Laban foi um artista e profundo pesquisador do movimento e da dança e seu legado continua presente na educação dessas áreas nos dias de hoje.
Ele criou um método suficientemente amplo para se falar da manifestação e da expressão do movimento, bem como para criá-los e analisá-los.
Laban era fascinado pelas múltiplas e diversas manifestações do movimento. Criou coreografias que instauraram o expressionismo na dança. É considerado, junto a Mary Wigman e Martha Graham, um dos fundadores da dança moderna. Criou um sistema de notação da dança bastante completo e utilizado ainda hoje. Desenvolveu um método de dança educacional que se tornou verdadeira cartilha básica para professores, em diversos países. Realizou estudos sobre eficiência e cansaço no trabalho. Buscou incentivar a criação de uma dança pessoal e expressiva, por meio de improvisações temáticas. Trabalhou também com atores e terapeutas. Fez grandes danças, as chamadas danças corais (com até dez mil pessoas). No Brasil, seu método foi introduzido pela professora
Maria Duschenes.
A teoria-e-prática de Laban é