Resenha
O espaço que a educação física ocupa no processo da educação infantil é inevitavelmente “palco” de grandes discussões. Nesse contexto, o artigo de Eliana Ayoub vem contribuir com as reflexões nessa área. Ao qual a autora ressalta em seu estudo que a educação física como parte integrante do currículo escolar abrange diferentes faixas etárias. No entanto considera que seu reconhecimento é permeado por obstáculos, principalmente quando se refere às ações políticas, a formação profissional, a hierarquização profissional e ao currículo de creches e pré-escolas.
O presente estudo é bem pertinente nesse sentido, quando retrata a corrida pelo o espaço no mercado educacional, onde creches levam como lema “a educação de qualidade” que visa preparar a criança para as series iniciais. Paralelo a esse acontece ha verdadeira hierarquização profissional, sendo compreendida em três categorias: o professor generalista, o professor especialista e educadores leigos. Essa fragmentação deixa clara a falta de formação que contemple a dupla função de cuidar e educar.
Nesse aspecto a educação física também apresenta seus problemas, já que o curso de educação física nem sempre prepara o professor para atuar com a educação infantil, havendo a necessidade de discussões das problemáticas da educação da criança. Por outro lado ocorre à construção dos estereótipos através das pré-escolas que ensinam desde cedo o que meninos e meninas devem praticar tal fato permitir o surgimento de idéias desse gênero nas aulas de educação física, a autora então evidencia construção de um espaço lúdico que utilize o momento de brincar da criança para ensiná-la a se descobrir e descobrir o mundo a partir da educação física.
Ao analisar essas questões, percebe-se que essas falhas no inicio do processo educacional da criança compromete toda a construção do seu conhecimento. E pensar numa boa