Resenha
RESENHA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL
2015
GILDETE RIBEIRO VIEIRA
RESNHA
Trabalho apresentado à disciplina Currículos e propostas, do 5º Semestre B do Curso de Pedagogia, sob a orientação da Professora Paula de Castro Escanuela.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS
JABOTICABAL
2015
Ampliando o conhecimento sobre o currículo escolar
Em primeiro momento Goodson (1997) ressalta a importância de estudar a história social do currículo para compreensão do conhecimento escolar não como uma realidade fixa e temporal, mas sim, como um artefato social e histórico sujeito a mudanças e variações. Compreensão esta se deu a partir das décadas de 60 e 70, período marcado por grandes mudanças e instabilidade no mundo da educação, e em especial no mundo do currículo, visto que até então somente a partir da sala de aula, como local de sua negociação e concretização, não se estudava o currículo de forma critica. Atualmente o currículo é concebido como construção social que possui determinantes econômicos, sociais, políticos e culturais.
Para Moreira e Candau (2007) A palavra currículo relaciona a diferentes concepções, de acordo como a educação é concebida historicamente, bem como diversos fatores socioeconômicos, políticos e culturais contribuem para que o currículo venha ser compreendido como: “os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; as experiências de aprendizagem escolares a serem vividas pelos alunos; os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização” (MOREIRA;CANDAU, 2007 p.17-18).
Também pontua que o currículo refere-se ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com finalidades educativas, ou seja, nos referimos às atividades organizadas por