Resenha
O artigo “Ferramentas da Qualidade: Definição de Fluxogramas para a Confecão de Jalecos Industriais”, por Natanael Bergmann, Rafael Scheunemann e Édio Polacinski, tem como objetivo mostrar a utilização do fluxograma na produção de jalecos industriais para obter padronização no processo produtivo e também identificar possíveis melhorias. Com a finalidade de fortalecer a eficiência e a qualidade de produção.
“O fluxograma que conforme Barnes (1977) é a técnica para se registrar um processo de forma compacta. É utilizado com a finalidade de tornar possível sua compreensão e posterior melhoria, tendo como objetivo representar os diversos passos do processo produtivo. Os fluxogramas são extremamente úteis no estudo associado às etapas ao fazer rodar o ciclo de produção.” (BERGMANN; SCHEUNEMANN; POLACINSKI, 2012, p.2).
Inicialmente o artigo explica a importância do controle do estatístico de qualidade (CEQ), suas ferramentas de qualidade e a utilização de uma delas que o fluxograma, que vai além de ser uma simples representação gráfica, que tem como enfoque padronização e representação de procedimentos, auxiliar a localização e identificação de fatos mais relevantes.
Apresentado suas vantagens:
Conceder uma identificação visual de documentação, operações e controles do sistema administrativo.
Descrever qualquer tipo de rotina desde a mais simples à mais complexa.
Permitir a visão global do sistema administrativo que está sendo estudado.
Restringir a quantidade de interpretações, devido á padronização dos símbolos a serem utilizados.
Auxiliar na análise de modificações, exibindo os pontos de alteração de forma clara e imediata.
Este artigo se define como pesquisa-ação e também como pesquisa bibliográfica. A empresa que serviu de suporte para o estudo de formulação do fluxograma e diagrama de