Resenha
Bacharelado em Sistemas de Informação
Núcleo: Guanhães
Período: 1º
Fundamentos de Administração
Professora: Pamella Harumi Fujimoto Pinho
Aluno: Pedro Ramon de Navarra Porto
1. Filme
1. Título do filme: Tempos Modernos
2. Diretor: Charles Chaplin
3. Atores principais: Charles Chaplin e Paulette Goddard
4. Ano em que o filme foi produzido: 1936
5. Tempo de duração do filme: 87 minutos
6. Local onde o assistiu: PUC Guanhães
2. Tempo Cronológico
Charles Chaplin com seu filme Tempos Modernos (Modern Times, 1936) sintetizou como ninguém o período histórico marcado pelo desemprego em massa, queda acentuada do produto interno bruto em decorrência do declínio da produção industrial e dos preços das ações subseqüente à Quebra da Bolsa de Nova Iorque em 1929. Talvez tenha sido quem melhor traduziu a Grande Depressão (1929-1941) nos Estados Unidos.
Chaplin esforça-se em delinear não somente concepções que abrangem as questões trabalhistas em si, mas também uma perspectiva de humanidade em que a busca pela felicidade é uma constante. A frase do início do filme pontua a idéia central da obra: “Tempos Modernos. Uma história sobre a indústria, a iniciativa privada e a cruzada da humanidade em busca da felicidade.” (CHAPLIN, 1936)
3. Personagens Principais.
Carlitos (Chaplin) é um operário numa fábrica. Confundido com um líder grevista (na cena onde ele carrega bandeira na passeata) fica amigo de uma jovem órfã (Paulette Goddard). Os dois passam por inúmeras situações engraçadas e com maestria conseguem nos apontar sobre a Revolução Industrial e todos os seus reflexos.
4. Resumo do Filme
O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece