Relat Rio Magnetismo
MAGNETISMO
Aracaju- SE
Dezembro/2013
MAGNETISMO
Relatório de pratica experimental apresentado à Universidade Tiradentes, como pré-requisito da disciplina de Física III, ministrada pelo professor Jenaderson de Melo Dantas em 2013/02.
Aracaju- SE
Dezembro/2013
1. Introdução
O magnetismo é a denominação associada ao conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados materiais tais como ditos (ímãs) em materiais ferromagnéticos ou ainda, em entre tais materiais e condutores de correntes elétricas.
O fenômeno do magnetismo já era conhecido pelos gregos em aproximadamente 800 a.C. Eles descobriram que determinadas pedras feitas de um material agora denominado de magnetita (Fe3O4), atraiam pedaços de ferro.
Em 1269, Pierre de Maricourt mapeou as direções apontadas por uma agulha quando colocada em vários pontos na superfície de um ímã esférico natural. Através das direções formadas pelas linhas que circundavam a esfera e passava por dois pontos diametralmente opostos ele denominou os polos do ímã chamados de norte e sul, os quais exibem forças entre si de maneira análoga as cargas elétricas. Logo, polos de mesmo tipo se repelem e polos diferentes se atraem.
A região do espaço que envolve uma carga em movimento inclui um campo magnético além do campo elétrico. A direção do vetor campo magnético em qualquer localização é a direção apontada pelo polo norte de uma agulha de bussola nessa localização. O campo magnético de uma barra imantada pode ser traçado definindo uma linha de campo magnético. Os padrões podem ser traçados colocando limalha de ferro nas vizinhanças de um ímã como mostra a Figura 1.
A força magnética sobre uma partícula carregada deslocando-se em um campo magnético é dada por:
FB = qv.X B
Onde a direção da força magnética é a de v x B, que pela definição do produto vetorial, é perpendicular tanto v quanto a B.