Resenha
Eric Antonio Costa: 135111701
Engenharia Civil – Manhã (1ºB)
No filme Jogada de Gênio que conta a historia baseada em fatos reais de um professor universitário e inventor, o engenheiro Robert W. Kearns (Greg Kinnear), ou simplesmente Bob Kearns. Casado com a também professora Phyllis (Lauren Graham) teve seis filhos e vive em Detroit.
Em um dia de chuva, enquanto dirigia tem uma brilhante idéia de produzir um pára-brisa intermitente, que funciona a eletricidade e com velocidade que varia de acordo com a intensidade da chuva, A percepção de uma grande oportunidade e o sonho de torná-la um negócio rentável já que na época os limpadores eram acionados manualmente. Com objetivo de ajudar sua família e ter maior segurança passa a trabalhar arduamente no projeto, logo não demorou para que tivesse êxito, como não tinha recursos para produzir sua invenção logo foi atrás de uma empresa que pudesse produzir seus para brisas respeitando a ética e segurando os direitos da sua criação o que não aconteceu.
Em fim o filme é uma história fantástica, e mostra a antiética de empresas e organização como por exemplo a Ford, que passa por cima de tudo e todos para alcançar o êxito em seus objetivos.pois isso infelizmente é bastante comum, os espertos se apropriarem de idéias alheias de forma antiética e injusta.
No filme o Professor foi muito corajoso ao lutar contra a montadora até o fim pelo a verdade, com todas as perdas pessoais que teve. Vimos tantas injustiça, mas no fim veio o reconhecimento do seu invento,
No filme a mensagem que fica é que devemos buscar sempre pela dignidade e justiça respeitando a ética profissional acima de tudo não deixando nos corromper por dinheiro e poder, mas sim por reconhecimento.
Considerando as mudanças ocorridas nas condições pautar a “ética” como um dos temas centrais da vida brasileira um “código de ética profissional” deve ser resultante de um pacto profissional, de um acordo crítico coletivo em torno das condições de convivência