resenha
‘’SE NÃO ENCONTRARMOS RESPOSTAS ADEQUADAS A TODAS AS QUESTÕES SOBRE EDUCAÇÃO, CONTINUAREMOS A FORJAR ALMAS DE ESCRAVOS EM NOSSOS FILHOS’’.
(CÉLESTIN FREINET)
Contribuições Pedagógicas de Célestin Freinet
Freinet tinha como objetivo básico desenvolver uma escola popular, visando às necessidades do povo, onde a sala de aula passa a ser um lugar onde professor-aluno discutem junto.
De acordo com Freinet a aprendizagem com as experiências seria mais eficaz, porque se o aluno fizer um experimento e der certo, ele o repetira e avançara no procedimento, mas com a cooperação do professor.
Freinet ao estudar o problema da educação, ele propunha que ao mesmo tempo em que o professor almejasse a escola ideal, criativa e libertadora, deveria também estudar as condições concretas que estariam impedindo a sua realização.
Freinet postulou as chamadas “Invariantes Pedagógicas”, consideradas como pilares de sua proposta pedagógica, em que o professor poderá avaliar suas próprias práticas pedagógicas.
Desses invariantes podemos destacar:
Em relação à Natureza e reações da criança. - Ser maior não significa, necessariamente, esta acima dos outros.
O trabalho e as técnicas:- Ninguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa.
A escola e a vida:- É preciso ter esperança otimista na vida.
Baseando-se nesses princípios Freinet criou várias técnicas de trabalho como: A Aula passeio ou aulas das descobertas, alto-avaliação, alto-correção, correspondência interescolar, fichário de consultas, a imprensa escolar, o livro da vida, plano de trabalho e texto livre:
Freinet defendia uma