Célula Vegetal e Célula Animal: Organelas e suas funções
Complexo Golgiense- Atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozóide e está ligado à sintese de polissacarídeos.A função mais importante é a secreção das proteínas produzidas no retículo endoplasmático rugoso. Durante este processo, as membranas das vesículas se juntam com a membrana plasmática de tal maneira, que esta se regenera.
O retículo endoplasmático não granuloso- sintetiza, principalmente, lipídeos, os que constituem a bicamada lipídica da membrana (fosfolipídios), e os esteroides, base molecular para a formação dos hormônios sexuais produzidos nas gônadas (estrógeno, progesterona e testosterona).
O retículo endoplasmático granulosos- desempenha a síntese de proteínas. Que serão enviadas para o exterior das células. mitocôndrias- são elas que realizam o importante processo de respiração celular.A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. ribossomos -
Atuar na síntese das proteínas, é através dele que os aminoácidos se conciliam para produzir as proteínas.
Nucleo-
é responsável por todas as funções celulares, principlamente regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula e armazenar todas as informações genéticas e seu material genético (RNA e DNA).
lisossomos- sua função é renovar a célula e outras organelas