resenha
1- Na década de 80 como se deu início este programa?
Na década de 80, em uma ação coordenada entre o governo federal, as secretarias estaduais e municipais de Saúde e o Ministério da Saúde, foi elaborado o Programa de Atenção Integral a Saúde da Criança (PAISC), por meio de cinco ações básicas: Aleitamento Materno e Orientação Alimentar para o desmame, Imunização e o Acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento³. Com esse programa, o Ministério da Saúde (MS) marcou uma diretriz política para expansão e consolidação da rede de serviços básicos, utilizando a estratégia da assistência integral.
2-O que representa o programa de atenção à saúde da criança?
A atenção à saúde da criança representa, para Samico et al², um campo prioritário dentro dos cuidados à saúde da população. Nesse contexto, as autoras enfatizam que os cuidados básicos em saúde apresentam relevância como possibilidade para o enfrentamento dos problemas de morbidade, mortalidade e qualidade de vida da população infantil.
3-Em que consistiu a Agenda de Compromisso de Saúde Integral da Criança?
Apesar dos esforços e avanços alcançados, alguns indicadores de saúde da criança, como, por exemplo, mortalidade infantil, ainda apontam para problemas que precisam de ações/práticas/intervenções na tentativa de revertê-los e/ ou melhorá-los. Com o objetivo de modificar essa realidade, o Ministério da Saúde lançou e divulgou, em julho de 2004, a Agenda de Compromisso para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil, definindo ações profissionais, tendo como foco a criança nos vários espaços de atenção (unidade de saúde, domicílio, creches, escolas, hospitais).
4-Quais são os principais eixos que compreendem as ações deste programa?
Nessa perspectiva, a Atenção Integral à Saúde da Criança organiza-se em três principais eixos, que compreendem ações que vão da anticoncepção à concepção, à atenção ao parto e ao puerpério, passando pelos cuidados com o