resenha
Em função de suas ideias inovadoras para a sociedade, começa a atrair a atenção de muitos jovens atenienses. Suas qualidades de orador e sua inteligência, também colaboraram para o aumento de sua popularidade.
O papel do mestre é, então, o de ajudar o educado a caminhar nesse sentido, despertado sua cooperação para que ele consiga por si próprio “iluminar” sua inteligência e sua consciência (BRIZA, 2005).
Sócrates ele não imponha a sua ideia, ele fazia que as pessoas construíssem a suas próprias, assim conduzia as pessoas para as novas ideias acerca do tema em discussão, reconhecendo a sua ignorância e gerando novas ideias, mas próximas da verdade.
A filosofia socrática era desenvolvida mediante o dialogo críticos com seus interlocutores, assim utilizava das dúvidas e das perguntas que Sócrates levava o oponente de seus diálogos a uma ignorância que o forçava a reconhecer o erro e, imediatamente, demostrava para o mesmo para o mesmo a verdadeira realidade, libertando-o, assim, de sua ignorância e dando a ele uma nova concepção de verdade. (BRIZA, 2005)
Sócrates não eram iguais ao Sofista, pois, ele adimentia que só sei que nada sei demostrava que não tinha o conhecimento total das coisas, assim buscava através do dialogo que as pessoas construíssem o seu próprio conhecimento, porém, os Sofistas passava o conhecimento.
Sócrates criou um método de investigação do conhecimento através da maiêutica "técnica de trazer a luz" no qual, por meio de