resenha
O livro Raízes do Brasil (Companhia dasLetras. Sérgio Buarque de
Holanda) traz como tema, em seu capítulo 5, “o homem cordial”, instigante, breve e curioso, pois conscientiza os brasileiros sobre muitos comportamentos existentes ainda hojeem nossa sociedade.
O capítulo é dividido em seis subtemas, formando uma sequência de informação para que o entendiment o do tema central seja fundamentado dentro da própria história, são eles:Antígona e Creonte – Pedagogia moderna e as virtudes antifamiliares – Patrimonialismo – O “homem cordial” – Aversão aos ritualismos: como se manifesta ela na vida social, na linguage m, nos negócios –e A religião e a exaltação dos valores cordiais. Dentro do conteúdo do capítulo não há separação dos subtemas sendo, portanto, escritos de forma direta fazendo com que o leitor identifique cada umdeles, dentro da sequência, apenas pela citação do autor.
No primeiro subtema, intitulado "Antígona e Creonte", o autor utiliza a tragédia grega de Sófocles "Antígona" para apresentar a oposiçãoentre o Direito
Natural, na peça representado pelas crenças - deuses - e os costumes, e o Direito
Positivo, que é imposto pelo representante do Estado onde "(...) Creonte encarna a noção abstrata,impessoal da Cidade em luta contra essa realidade concreta e tangível que é a família. Antígona, sepultando Polinice contra as ordenações do
Estado, atrai sobre si a cólera do irmão, que não age emnome de sua vontade pessoal, mas da suposta vontade geral dos cidadão, da pátria" (p.141).
Esse conflito acompanha a história da humanidade e conserva -se através dos séculos até os nossos dias,principalmente hoje, onde a estrutura familiar tem sofrido grandes abalos e a relação entre empregador e empregado também sofreu transformações desastrosas, onde a familiaridade existente entre os outros.