Resenha
Centro de Ciências Humanas e Sociais- CCH
Escola de Serviço Social-ESS
Citações do texto " Manifesto do Partido Comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels.
1. Lutas de Classes
"Os trabalhadores começam a formar associações contra a bruguesia; lutam juntos para assegurar seu salário. Fundam organizações permanentes, de modo a se prepararem para a ocorrência de ondas esporádicas de sublevações. Em alguns lugares a luta explode em revoltas."
(Marx e Engels, 2008, p.23)
2. Desenvolvimento das forças produtivas
" As forças produtivas de que dispõe não servem mais para promover as relações burguesas de propriedade; ao contrário, elas se tornaram poderosas demais para tais relações, sendo obstruídas por elas; e tão logo superam esses obstáculos, elas desorganizam a sociedade e colocam em risco a existência da propriedade burguesa."
(Marx e Engels, 2008, p.18)
3. Mercado Mundial
" A grande indústria criou o mercado mundial, preparado pela descoberta da América. O mercado mundial promoveu um desenvolvimento incomensurável do comércio, da navegação e das comunicações. Esse desenvolvimento, por sua vez, voltou a impulsionar a expansão da indústria. "
(Marx e Engels, 2008, p. 10/11)
4. Exploração do trabalho no processo produtivo
" Não são apenas serviçais da classe burguesa, do Estado burguês; são oprimidos todos os dias e horas pela máquina, pelo supervisor e, sobretudo, pelos próprios donos das fábricas."
(Marx e Engels, 2008, p. 20)
5. Estado classista burguês
" (...) -com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial a burguesia conquistou, finalmente, o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno. O poder do Estado moderno não passa de um comitê que administra os negócios comuns da classe burguesa como um todo."
(Marx e Engels, 2008, p.11/12)