física
O que é este curso e como é desenvolvido:
Os aspectos gerais de manutenção das instalações elétricas de baixa tensão são tratados na seção 8 da ABNT NBR 14039, que estabelece a diretrizes básicas para as equipes de manutenção e operação.
Entende-se por manutenção as ações que venham a contribuir para prever, evitar ou corrigir desvios de operação e continuidade de trabalho apresentado por uma instalação ou equipamento. Nos casos de ausência da ação corretiva, é possível que haja a diminuição ou a perda de desempenho e funcionamento de um equipamento ou do todo, o risco de parada de um processo e, principalmente, pode haver um risco à integridade física dos profissionais ou das pessoas que venham a ter contato direto ou indireto com essas instalações defeituoso.
Condições Gerais de Manutenção
Em 8.1, a ABNT NBR 14039 preserve que, antes da realização de qualquer serviço de manutenção, devem ser atendidas as prescrições gerais a seguir:
Sempre que aplicável, a instalação a ser verificada deve ser desenergizada. Os casos em que não seria aplicável a desenergização podem estar relacionados com aspectos operacionais complexos ou custos elevados de paradas de produção e indústrias, centros de processamento de dados, áreas de segurança, etc. Além disso, podem existir questões de segurança e saúde das pessoas afetadas por essa parada do equipamento, como em instalações assistenciais de saúde, por exemplo. A NR 10 traz uma série de medidas para a segurança dos trabalhadores que executam serviços de manutenção em redes energizadas.
Assim como na NR 10, a norma NBR 14039 prescreve que, após a manobra de desenergização, caso ela ocorra, todas as partes vivas devem ser ensaiadas quanto a presença de energia mediante dispositivos de detecção compatíveis ao nível de tensão da instalação.
Todo equipamento e/ ou instalação desenergizado deve ser aterrado, lembrando-se que, antes de proceder ao aterramento, deve-se garantir que não haja carga