resenha
A relevância sobre as questões ambientais está, cada vez mais, sendo discutida nas ultimas décadas na sociedade, quanto no âmbito nacional e internacional. A sociedade, por sua vez, vem buscando conscientização da preservação ambiental e passando a preocupar-se com os impactos negativos gerados pela busca incessante do homem pelo crescimento econômico.
No Brasil as empresas começaram a ampliar o nível de evidenciação de informações ambientais por meio dos relatórios financeiros anuais ou em relatórios ambientais específicos. Esse crescimento do nível da evidenciação ambiental por parte da empresa começou a partir da década de 90. A divulgação de informações sobre as práticas de responsabilidade social e/ou ambiental por empresas brasileiras ocasionou uma série de pesquisas nos últimos anos, cabendo destacar algumas delimitadas aos estudos do setor de papel e celulose.
No âmbito internacional, enquanto as empresas encontram-se evoluindo nos relatórios ambientais com processos de padronização, no Brasil, existe, ainda, uma expressiva deficiência do disclosure de informações ambientais, tendo como o principal fator a carência de legislação para uniformizar todo o processo.
A evidenciação das informações ambientais tem como finalidade promover a transparência das ações ambientais realizadas pela empresa. Seu objetivo é anunciar o desempenho econômico, financeiro, social e ambiental das entidades aos parceiros sociais, os stakeholders, analisando que os demonstrativos financeiros e outras formas de evidenciação não podem ser falsos.O relacionamento da empresa com o meio ambiental e social, pode gerar benefícios e/ou prejuízos a mesma, haja vista as ações capazes de comprometer a conservação e proteção dos recursos ambientais.
Os grandes acidentes ambientais ocorridos a partir da década dos anos 70, os elevados níveis de poluição dos grandes centros, os esgotamentos dos recursos naturais, resíduos, os protocolos e as conferências ambientais realizadas