Dengue - Aedes Aegypti
A dengue e uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito AEDES AEGYPTI que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue Hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.
Investigação Epidemiológica: os pacientes foram diagnosticados através de um simples exame que se chama Prova do Laço, ou seja, desenha-se um quadrado no antebraço, de 2,5 cm². Depois disso afere-se a pressão arterial e dependendo do valor usa-se o numero que estar entre o valor aferido; Por exemplo, uma PA 10x6 utiliza-se o numero 8. Feito isso realizamos um bombeamento ate o numero 8 e mantemos por 5 minutos. Resultado: Adulto, se dentro do quadrado possuir mais de 20 pontos com pigmentação avermelhada, o paciente tem grande risco de ter uma Dengue Hemorrágica; No caso de Crianças serão apenas 10 pontos.
V.P.F 20 anos, Feminino: portadora do vírus DEN-2, diz que, sente muita dor de cabeça e no corpo como se estivesse sido espancada, fraqueza no corpo, febre muito alta chegando aos 40 graus, tomou Dipirona e Paracetamol e diz que sente melhoras, mas por ser muito alta a febre volta, diz-se indisposta