resenha
Segundo o texto temos a Eficácia Operacional e a Estratégia que não são a mesma coisa, mais ambas são essenciais na empresa.
Eficácia operacional é necessária para obter melhores resultados na empresa, mais sozinha não é possível ter ótimos resultamos perante a concorrência.
Para uma empresa superar seus concorrentes ela precisa estabelecer uma diferença entre os concorrentes e manter essa diferença.
Podemos dizer que a Eficácia operacional é : realizar atividades similares melhor do que as rivais.
Existe diversas diferenças de eficácias operacional entre as empresas. Algumas empresas adotam novas tecnologias, motivam funcionários... Essas diferenças são fonte importante de diferenças em lucratividade entre as concorrentes.
As diferenças em eficácia operacional foram a essência do desafio de uma indústria japonesa na década de 80, onde eles se viram frente as seus rivais que conseguiam ter melhor preço, tecnologia e qualidade para seus clientes.
Isso foi possível devido a melhoria na eficácia operacional na empresa fazendo então que a empresa ficasse no sentido da fronteira, para isso foi investido capital e novas formas de gerenciar.
Na década passada os gerentes se preocupavam mais com a melhoria na eficácia operacional e então investiram em programas de qualidade e mudaram a maneira de realizar as atividades a fim de eliminar ineficiência e aumentar a satisfação dos clientes atingindo melhores práticas.
A medida que as empresas ficam próximas à fronteiras elas tendem a alcançar melhorias desejada. Sendo assim o aperfeiçoamento continuo da eficácia operacional se torna necessário para alcançar rentabilidade, mais só aperfeiçoamento não é o suficiente.
A concorrência consegue rapidamente imitar as técnicas para atender as exigências dos clientes, fazendo então que a fronteira de produtividade mova-se, e endurece a competição.
A estratégia baseia-se em atividades singulares;
A essência da estratégia está nas atividades, escolhendo