Resenha
Referência Bibliográfica
James C. Hunter
O Monge e o Executivo. Uma história sobre a essência da liderança.
Editora sextante, Rio de Janeiro (RJ), Brasil, 2009
127 páginas, seis tabelas.
Credenciais do Autor
James C. Hunter nasceu no dia 26 de junho de 1955, é consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários.
A obra
A obra trata da vida do personagem John Daily, fala quem ele é, seu sucesso profissional, como a família dele é, e como se sente em relação a sua vida. Conta como foi difícil para ele tomar a decisão de ir ao mosteiro, das complicações que vinha passando na sua vida particular e profissional, que acabaram acarretando sua ida para o mosteiro, O que acabou por mudou sua vida através do aprendizado que tivera La com seus colegas e com o monge Simeão.
O assunto foi abordado de uma forma clara, coerente e direta. Focou nos exemplos e lições que os personagens vivenciaram.
RESUMO DA OBRA:
Nesta pequena introdução, o autor descreve a vida do personagem central da história. mostra quem é ele, o que ele conseguiu na profissão, como é a família e até como estava se sentindo em relação a tudo isso.
Conta da decisão que o personagem tomou, meio contra sua vontade, mas que modificou toda a maneira de se ver as coisas.
O livro subdivide em sete capítulos:
As definições, o velho paradigma, o modelo, o verbo, o ambiente, a escolha, e a recompensa.
Capítulo1 fala sobre Simeão apresenta-o, mostra a situação em que se conheceram (frade idoso, lavando o banheiro), e começa o seminário.
Simeão diz para o grupo que não tem todas as respostas, mas que juntos descobriram muitas coisas. o O papel de um líder é extremamente exigente. o Onde se