Resenha
(Resenha)
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rúbia Leopoldino da Silva
Matrícula 71460731
São Paulo, Agosto, 2014
MERCADO
A palavra mercado vem do latim, mercatus, onde compradores e vendedores faziam a exposição de seus produtos para trocar seus bens.
Podemos entender que os vendedores formam as industrias e os compradores formam o mercado. Compradores fazem a oferta de seus produtos/serviços para o mercado e em troca recebem o lucro (dinheiro).
O mercado pode ser visto com amplo ou restrito, amplo quando muitas pessoas querem um unico produto, dando tamanha enfasê para as vendas daquele x produto. Já o mercado restrito é quando há muitas informaçãoes sobre o crescimento de venda de um produto.
Essas duas definições de mercado amplo e restrito compreende na questão de oferta e demanda do produto de uma empresa para o mercado. Questão essa que diversas vezes as empresas precisam focar em evoluir na melhoria, performance e capacitação de seus profissionais para “agradar” a demanda de seus clientes, para posteriormente focar na oferta desse produto.
É importante ter conhecimento de que para obter uma estrutura de mercado formado é necessário alguns componentes: número de vendedores (para realizar a oferta), numero de solicitantes (numero de pessoas que farão a demanda), produto e a informação.
Um dos principais marco quanto definição de mercado foi feita por Karl Marx no livro O Capital, em 1867, onde ele analisava o mercado com valor de uso e valor de troca. Valor uso, quando um produto tem a necessidade de consumo, tem utilidade e produtividade, um bem concreto (exemplo: materia-prima). O Valor de troca, é um produto abstrato, que pode ser trocado por qualquer outor produto ou por dinheiro.
Outro ponto importante que engloba o tema mercado é a segmentação, que é a divisão do mercado em grupos diferentes, que comportam-se (adequams-se) de acordo com a empresa e produto.
CONSUMIDOR
Consumidor pode ser