Resenha
GRADUAÇÃO – HISTÓRIA
HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS
ÁFRICA – MUNDO ANTIGO
Ismael Aranda de Souza
Matrícula: 11221592
Belo Horizonte – Minas Gerais
2014 – 1
ÁFRICA NO MUNDO ANTIGO
Ismael Aranda de Souza
A África é considerada o berço da humanidade, os registros fósseis, datados entre 200.000 AP e 100.000 Ap, são evidências que corroboram a teoria do surgimento do homem neste continente. A imensidão territorial africana apresenta uma grande variedade de climas, equatorial, tropical e desértico, apesar dessas variações, de forma geral ela foi favorável ao desenvolvimento do homem, contudo é importante ressaltar que a capacidade adaptativa humana ao meio foi tão importante quanto.
A emigração do continente africano, a mais de 60.000 AP, levou o homem moderno a ocupar todo o planeta Terra, passando pela Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália até a América. Os mitos e as verdades que envolvem esse continente precisam ser desvelados, pois as concepções eurocêntricas deformaram e diminuíram os seus valores e a sua importância para a humanidade. O estudo da riqueza cultural africana e suas influências é uma chave importante para compreensão mais ampla do homem no tempo, sem ela haveria uma grande lacuna na História. Para além de uma concepção genérica e oposta, a África influenciou principalmente o Mundo Antigo de maneira intensa e complexa, através dos seus povos e reinos, por meio do comércio e das trocas culturais.
A civilização egípcia é uma das mais antigas e conhecidas, principalmente por sua valorização e reconhecimento pelos ocidentais. O Egito está localizado no nordeste africano, sua população se desenvolveu a milhares de anos às margens rio Nilo por oferecer terras férteis, visto que grande parte do seu território é composto por deserto. Sua cultura influenciou vários povos, principalmente os gregos. A marca do seu desenvolvimento foi estabilidade política e