Resenha
Claudineide
Zilda
Luciana
Maristela
Girlene
Avaliando o assunto entendemos que
Preconceito racial
É julgar de maneira negativa e ignorante a cor da pele a religião ou nacionalidade de uma pessoa, o preconceituoso quase nunca se assume na maioria das vezes fica disfarçado, mas não consegue esconder seus pensamentos e modo errado de avaliação por muito tempo tem receio de se expor para não modificar sua errada opinião passando assim seus maus hábitos para família e seu meio social.
Ex: essa pessoa não presta carregar peso e trabalho pra negão.
Discriminação
É a afirmação do preconceito, reconhecendo suas ações e não pretendendo mudar sua posição de forma direta ou indireta expressa suas opiniões. Sem nenhuma consideração a quem ou oque se refere.
Ex: Contratamos pessoas de boa aparência, isso é coisa de preto.
BREVES CONSIDERAÇÕES
SOBRE RACISMO E INTOLERÂNCIA RACIAL.
A LEI Nº 7.716/89 Ricardo Antônio Andreucci *
1. Racismo e discriminação ou preconceito racial – A intolerância racial. É muito comum se estabelecer confusão entre racismo e discriminação ou preconceito racial.
O termo racismo geralmente expressa o conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias, ou ainda uma atitude de hostilidade em relação a determinadas categorias de pessoas. Pode ser classificado como um fenômeno cultural, praticamente inseparável da história humana.
A discriminação racial, por seu turno, expressa a quebra do princípio da igualdade, como distinção, exclusão, restrição ou preferências, motivado por raça, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas.
Já o preconceito racial indica opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico, ou ainda a atitude, sentimento ou parecer insensato, assumido em consequência da generalização apressada de