resenha
Oque é?
A conjuntivite não é uma doença grave, mas é incomoda e transmissível. Por isso deve ser tratada, se não vira uma epidemia. A conjuntivite viral é a mais comum e frequente nas pessoas e é causada por um vírus semelhante ao da gripe (adenovírus). A infecção geralmente demora alguns dias para se desenvolver e pode durar até três semanas. Pode também vir acompanhada por outros sintomas da virose como febre, dor de garganta e outros sinais de infecção respiratória.
Transmissão
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através de objetos contaminados ex:
*Toalhas *Travesseiros
*Lenços *Copos
*Maquiagens
A conjuntivite viral se dissemina rapidamente em ambientes fechados como escolas, creches, escritórios, industrias, ou seja, em ocais com várias pessoas juntas.
Sintomas
Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser a ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e de junção das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo os olhos tornam-se vermelhos e a secreção pode se tornar purulenta. Outros sintomas comuns são a vermelhidão dos olhos, inchaço das pálpebras e intolerância a luz forte.
Tratamento
Não existe vacina contra infecção de conjuntivite, sugere-se o afastamento de pessoas contaminadas dos ambientes coletivos por pelo menos sete dias e o uso de colírios. Se você observar a secreção purulenta (amarelada) e em abundância, pode ser bacteriana; para amenizar os efeitos, fazer a lavagem com água filtrada e procurar um médico oftalmologista para um diagnóstico completo e preciso e para a indicação de um medicamento adequado a combater a conjuntivite (bacteriana).
Prevenção
Recomendam-se cuidados com a higiene pessoal do infectado e dos demais da residência como:
Lavar as mãos e o rosto com água e sabão e evitar coçar.
Usar lenços e toalhas descartáveis e individuais.
Usar travesseiro individual.
Evitar o uso