RESENHA
Pró-Reitoria de Graduação
Disciplina: Introdução à Educação Superior
Professora: Caroline Nagel Moura de Souza
ATIVIDADE AUDIOVISUAL
FILME; Escritores da liberdade
DIRETOR: Richard LaGravenese
O filme “Escritores da Liberdade” se passa na década de 90, porém pode ser considerado contemporâneo por abordar assuntos que, infelizmente, ainda fazem parte da nossa atual realidade. Retrata a violência entre gangues de rua – a origem e as consequências, e o preconceito existente entre pessoas de diferentes etnias. O filme visa apresentar as rebeliões das gangues de Los Angeles e o pivô de toda essa confusão entre as etnias foi o ocorrido com o taxista negro Roodney King que foi violentamente agredido por policiais de Los Angeles, sob acusação de dirigir em alta velocidade. Houve absolvição no julgamento dos policiais, o que desencadeou revolta por meio de negros e ‘outras etnias que se sentiram desmoralizadas diante desse ocorrido.
O país vivia uma eterna desigualdade social, quando se tratava de policiais ou da própria população. Os jovens se sentiam alvos de preconceito dentro das escolas e de outros lugares públicos. Porém a temática do filme se altera quando uma professora consegue passar sentimentos de inclusão para seus alunos que por fim passam a idolatrá-la e, por conseguinte melhoram seus rendimentos na área da educação.
O filme retrata dois lados, o da inclusão, que ainda é minoria. E o da exclusão. Mostrando a professora que inclui seus alunos nas temáticas educacionais, e o professor que impede a participação de alunos negros em sua aula.