resenha
A cultura do arroz agroecologico se encontra na sua grande parte em assentamentos de reforma agrária na região de porto alegre.( M. dos S. Vignolo et AL) E para enfatizar esse feitos pelos os assentados de porto alegre e região Sul do Brasil em março desse ano ocorreu a 10ª colheita de arroz agroecologico dos assentados de reforma agrária.(MST,2013) O plantio é alagado e em áreas onde toda a família e amigos ajudam no plantio, em forma de mutirão. Os manejos de plantio do arroz agroecologico realizado na região Sul do Brasil, são:
Preparo do solo:
Analise do solo, verificar os nutrientes presentes no solo, e se o teor, argila, areia e silte do solo possibilita um plantio de arroz.
Nivelamento respeitando a topográfica do solo. Usa-se a plaina hidráulica, onde fazem o corte no solo para que fique alagado.
Lamina de água: uma quantidade de água X que facilita o manejo e entra com uma medida de controle de pragas na maioria das vezes insetos.
Inundação previa: serve para controle de plantas espontameas e a lixiviação se deixa o solo esposto ao ambiente.
As operações realizadas no preparo do solo (no seco ou na água) e o tipo de implementos utilizados dependem da situação em que está o solo, do desenvolvimento da resteva/biomassa e das condições climáticas no período. O preparo e a sistematização do solo podem ser realizados com água ou a seco; com tração animal, mecânica ou ambas. Estas devem garantir um bom desenvolvimento da cultura e do sistema funcional de irrigação e drenagem, e um aproveitamento da área útil.( A. M. dos S. Vignolo et al.)
Adiante como descreve Vignolo, após a Inundação se inicia o surgimento de lodo. E em seguida a semeadura.
São usados em torno de 3,5 sacos de sementes por hectare no plantio, sendo inundado o quadro novamente por 2 a 3 dias, que é secado em seguida durante 3 a 4 dias (quando chove, deixa-se seco por mais dias). Inunda-se de novo e banha-se de 3 a 4 vezes. Algumas unidades realizam uma